Apostamos no potencial das redes, na criatividade aguçada pela cultura da internet e nos desafios das metodologias colaborativas para estimular a produção de contra-narrativas para o
discurso de ódio online.
A gente quer potencializar a voz de quem costuma ser silenciado — e, com um processo de formação e prêmios em dinheiro, vamos oferecer recursos para que essa voz seja amplificada, ouvida e respeitada.
Vem com a gente :)
O SaferLab é um laboratório de ideias que apoia o protagonismo de jovens na criação de projetos que ajudam a tornar a internet um lugar melhor - com mais diálogo e respeito à diversidade.
Lançado pela SaferNet Brasil em parceria com o UNICEF Brasil e Google.org, o SaferLab apoia o protagonismo de jovens entre 16 a 25 anos que pertencem a grupos que costumam ser alvos mais frequentes de discriminação na internet.
Os participantes passaram por três etapas de formação - webinars, imersão e mentorias - com o objetivo de entrar em contato com informações e recursos para criar projetos relevantes: Direitos Humanos na internet, técnicas práticas de narrativas e produção de conteúdo online.
Durante o processo, a turma foi se afunilando até a última etapa que terminou com escolha dos melhores protótipos que ganharam bolsa para serem implementados.
Após a campanha de lançamento da SaferLab, mais de 1800 jovens com idade entre 16 a 25 anos se inscreveram e se dividiram em 490 grupos.
Mais de 300 selecionados participaram de atividades semanais online sobre temas relacionados aos direitos humanos e governança da Internet.
150 jovens de 33 cidades participaram de um fim de semana de imersão presencial, nas cinco regiões do país.
Mentorias com profissionais incríveis para ajudar a tirar essas ideias do papel e concorrer às bolsas. 93 participantes submeteram 25 projetos distintos.
Especialistas renomados selecionaram os 14 melhores projetos para receber bolsas entre R$ 1,5 mil e R$ 12 mil.
Conheça 14 projetos vencedores e saiba como apoiá-los.
Inspirar jovens oferecendo conteúdo para ser compartilhado com foco em narrativas positivas, dados e informações com ênfase em diversidade e Direitos humanos com o propósito de promover empatia.
Empoderar participantes oferecendo ferramentas, técnicas de contra-narrativas e estratégias de comunicação online para que suas vozes ganhem mais espaço e visibilidade.
Apoiar os participantes na implementação das melhores iniciativas através de mentorias, capacitação e bolsas em dinheiro para que possam dar continuidade aos seus projetos.
Bianca Santana Jornalista, escritora e doutoranda na ECA-USP
Thiago Tavares Presidente da SaferNet Brasil e Conselheiro do CGI.br
Michael Klaus Chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF Brasil
Paulo Rogério Nunes Co-fundador da aceleradora Vale do Dendê e do Instituto Mídia Étnica. Pesquisador em Harvard (EUA)
Ronaldo Lemos Co-fundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio)
Helena Vieira Transfeminista e escritora
A SaferNet, organização que trabalha desde 2005 na promoção de direitos humanos na web, se uniu ao Google.org e à UNICEF para propor uma nova abordagem relacionada ao discurso de ódio na rede